Compartilhe:

23/10/2019

Comunicação: vitória ou derrota?

Comunicação: vitória ou derrota?

Estudos mostram a Comunicação como um dos grandes desafios das organizações

 

A comunicação no sentido literal da palavra é o processo que compreende a troca e compartilhamento de informações entre dois ou mais interlocutores. Porém, faz-se necessário o pensamento da Comunicação como a formação de diversos elementos, sejam eles na emissão do conteúdo, promoção, noticias ou relação interpessoal, o que faz com que uma linha de raciocínio entreo emissor e o receptor, seja ela estratégica ou não, seja criado.

 

Quem delimita que a comunicação é feita tão somente por palavras, se engana. Pelo contrário. Ela também pode ser considerada um conjunto de gestos, expressões, postura e tom de voz, ou outras tantas denominações encontradas em diálogos por aí.

 

A importância da Comunicação nas Organizações

 

A Comunicação organizacional é o modo como à instituição se comunica com o público no processo de integração, desenvolvimento e entendimento das informações- seja ele externo,interno, fornecedores ou sociedade em geral. O que nos faz compreender que toda atividade depende do ato de se comunicar e quando se há falhas neste processo - os danos podem ser lesivos a algo ou alguém, como a desmotivação do colaborador, insatisfação do cliente e por consequênciaa falta de engajamento da comunidade.

 

Para tanto, é preciso entenderos fatores que influenciam o posicionamento interno, mercadológico e operacional de uma organização. Devemos destacar a promoção do diálogo e a comunicação interna entreos colaboradores, que envolve o fluxo de informações administrativas, seja por veículos formais e informais. Em continuidade, é necessário ressaltar a Comunicação Mercadológica, que nada mais é, do que a intenção de aperfeiçoar o serviço a ser trabalhado e a imagem do produto, seja por meio do planejamento estratégico e marketing. Já a Comunicação Institucional deve criar uma imagem positiva da empresa no gerenciamento de crises – por meio da comunicação institucional, imprensa e comunicação corporativa.

 

Programação Neurolinguística

 

A programação Neurolinguísticatrata-sede como organizamos nossas ações e ideias a partir dos comportamentos de um processo neurológico, ou seja, pela audição, sensações, visão, dentre outros. Por meio dela, emitimos pensamentos e comportamentos na comunicação interpessoal. É assim que o nosso corpo e mente trabalham em prol da decodificação do que acontece ao nosso redor, entendendo, interpretando e influenciando pessoas na transmissão da informação que se deseja passar.Aquele que não domina sua conversa, diálogo ou discurso certamente encontrará dificuldades na realização do trabalho e/ou posição no mercado. O desenvolvimento da comunicação, seja ela qual for, envolve não tão somente a avaliação da situação, conhecimento dos destinatários - como a valorização do conteúdo.

 

Por Diego da Costa


Administrador Diretor Técnico do SergipeTec e Diretor de Desenvolvimento Institucional do CFA


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: